quarta-feira, 31 de março de 2010

CACHOEIRA DO ARCO ÍRIS - Zona Rural de Pelotas





A zona rural de Pelotas esconde uma grande potencialidade turística, atrativos naturais surpreendentes, ainda desconhecidos pela maioria da população urbana. Recantos alternativos e próximos da gente, prontos para serem desbravados.
A cachoeira do Arco Íris é um espaço natural de lazer e descanso com 22 hectares, localizada no 8º distrito de Pelotas, no Rincão da Cruz (Colônia Maciel). O maior atrativo, a cachoeira, encontra-se inserida em propriedade particular pertencente à Família Cruz, de descendência alemã. Desempenhando a atividade turística desde 1972. Para visitação do local é cobrada a taxa de R$3,00 por pessoa para garantir a manutenção da estrutura turística.

A melhor forma de chegar no empreendimento turístico é utilizando a BR 392(Pelotas-Canguçu), mais precisamente no Km 102. Ao longo da BR pode ser notada boa sinalização turística. Após, é preciso percorrer mais 8 km, numa estrada de chão, irregular, de subidas e descidas bruscas e muita poeira. Atenção para não se perder!
Durante o trajeto é preciso cuidado redobrado para não atropelar os animais que transitam pela estrada. Animais exóticos para nós da cidade, como porcos pretos, pavões, galinhas e vacas.
Ao longo desse passeio, foi possível apreciar o cenário perfeito da colônia. Eram tantas as belezas naturais, os morros, corredeiras, matas, campos, plantações de pêssego e milho que quase não sabia para aonde olhar ante tantas maravilhas. Indescritível também foi o prazer proporcionado pelo contato com a natureza. Chacoalhei dentro do carro o tempo todo, passei por fortes emoções e adrenalina total. Nunca fiz rally, mas imagino que seja parecido. O acesso bastante precário garantiu uma aventura a parte.
Ao chegar na propriedade encontrei uma belíssima paisagem, agrupamentos de pedras, plantas silvestres, árvores, várias quedas d’água e trechos com corredeiras que acabam formando uma piscina natural. A água é limpa, clara e muito fria, o barulho parece um chamado para um ótimo banho de cachoeira. Conta com uma infraestrutura simples, tem banheiros, bancos, churrasqueiras, estacionamento e uma área para camping. No meio da propriedade observa-se uma casa antiga e sem janelas onde em outros tempos funcionou um moinho de água, desativado após uma forte enchente.
Lugar ideal para quem procura natureza, ar livre e tranqüilidade. O passeio vale a pena pela simples contemplação do ambiente rural. A rusticidade do cenário, a energia e paz encantam, e isso encontrei por lá!
Aproveitei cada segundo do passeio, voltei feliz e com a alma renovada para casa, trazendo muitas fotos e boas recordações.
Para quem não conhece a colônia deixo a sugestão. Espero que tenham gostado, até a próxima!


Fontes:
http://www.pelotascolonial.com.br/emp_arco_iris.htm
http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/ojs/viewarticle.php?id=59
SATOLEP- RS




Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog e pela iniciativa, realmente a nossa cidade é linda... E pouco explorada.

    Att.

    Alex Caldeira

    ResponderExcluir